sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Vai viajar com o seu gato?




Confira as dicas. 

por Redação do Canal do Pet.





Gatos sofrem de ansiedade e estresse durante viagens, mas alguns cuidados podem ser tomados para diminuir o impacto no animal

O gato é o rei da casa: se deita onde quer, caminha por todos os locais, sobe e mexe em tudo. Mas, por serem animais territorialistas, quando são tirados do seu ambiente usual, costumam ficar muito assustados e até mesmo agressivos. Isso representa um grande empecilho para aqueles que desejam viajar com o bichano.

Não existe uma fórmula 100% eficaz de se viajar com o gato. Cada animal vai lidar com o estresse, ansiedade e a mudança de ambientes de maneiras diferentes. Entretanto existem uma série de precauções que podem ser tomadas para diminuir o impacto da viagem no bichinho. 

Existem diferentes caixas transportadoras no mercado, mas antes de escolher uma é preciso ter em mente qual é o meio de transporte que você vai usar para viajar. Caso você de avião ou ônibus é preciso prestar atenção nas regras companhia: algumas permitem que o pet vá com você na cabine, outras exigem que o animal vá no compartimento inferior. 

Caso o animal vá no compartimento inferior será necessário uma caixa de transporte maior e muito mais resistente. 

Agora, se ele for com você na cabine ou se a viagem for realizada de carro, poderá optar por um equipamento menor e mais maleável.

Compre a caixa de transporte meses antes da viagem e a apresente para o gato. O estimule a dormir e comer suas refeições dentro dela, além de brincar com ele perto do equipamento. No momento da viagem coloque brinquedos e outros objetos familiares dentro da caixa para que o animal se sinta em casa. 

🐈Cuidado com o ambiente

Gatos não possuem glândulas sudoríparas e não conseguem equilibrar a temperatura corporal com o ambiente. Por isso, tome muito cuidado se for viajar com o animal durante o verão. Opte por horários mais frescos e sempre deixe água a disposição do pet.

Evite levar gatos idosos para a viagem, o estresse e as variações de temperatura podem fazer muito mal para o bichinho.

🐈Leve os documentos necessários

Até 2006, em viagens nacionais, a apresentação do GTA (Guia de Trânsito Animal) era obrigatória. Hoje em dia basta um atestado de saúde que pode ser expedido pelo seu veterinário e estar com a carteira de vacinações em dia. 

Em viagens para o exterior é preciso ir até o Ministério da Agricultura para obter um Certificado Zoo Sanitário Internacional. Alguns países podem exigir documentos adicionais, se informe antes de organizar a viagem.

🐈Consulte um veterinário

Remédios para enjoo, sedativos e cuidados alimentares podem ser recomendados por um médico veterinário após uma avaliação do animal. Sempre consulte um profissional antes de viajar com o pet . 


Mas, e se o seu bichano não está acostumado a ficar na caixa de transporte? Lembrando sempre que gatos têm o espírito indomável, são livres por excelência e desta forma convém seguir algumas regras:


por Andrezza Oestreicher (do portaldocat.com.br)
Sendo assim, a melhor forma de fazer o seu gato se sentir à vontade com sua caixa de transporte é deixá-la sempre ao alcance do animal, fazendo parte do seu cotidiano, podendo ser utilizada como uma segunda opção de caminha, para que ele se acostume com ela e passe seu cheiro também para esse ambiente. Dessa forma, o felino irá se acostumar com sua caixa transportadora e já sentirá o seu cheiro sempre que precisar ser levado dentro dela. Dar petiscos para o animal sempre que ele ficar na caixinha também pode ser um bom incentivo.





Deixar a caixa de transporte ao alcance do gato e fazer com que ela faça parte do cotidiano do animal é uma dica para que ele se acostume bem ao item

Para que o animal se sinta confortável, é preciso ter atenção ao tamanho da caixa, que deve ter espaço suficiente para o animal se movimentar lá dentro, sem ficar apertado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário