quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Como agir para que um gato aceite o outro



por revistaencontro.com.br.




Muitos tutores ficam em dúvida sobre como agir quando um gato novo chega em casa.

Primeiro um alerta

JAMAIS pegue um gatinho da rua e o coloque imediatamente em contato com os gatos residentes, pois ele pode ter alguma doença contagiosa que irá colocar os seus em risco. Consulte um veterinário, e faça sempre um período de quarentena antes de tentar qualquer aproximação.

Quem gosta de gato costuma dizer que sempre é bom ter pelo menos dois em casa. Mas, será que é fácil fazer o bichano acostumar com o novo "irmão", quando eles não cersceram juntos? Nem sempre é fácil criar uma amizade entre felinos que nunca se viram, mas não é impossível. Aqui vão algumas dicas para facilitar esse processo e indica cautela na hora da aproximação.

Seria ótimo se apresentar um novo gato ao gato residente fosse só uma questão de um aperto de ‘patas’ e um crachá escrito “Oi, meu nome é Mingau!”, e pronto, já seriam os melhores amigos do mundo.
"É preciso ter um pouco de paciência para até que o gato mais velho aceite um novo morador em casa. Entender que o filhote é um ser estranho para o adulto é o primeiro passo. Em seguida, com carinho e dedicação, algumas etapas devem ser vencidas para alcançar êxito", orienta a médica veterinária Laís Alarça, da Hercosul Alimentos.

Territorialistas por natureza, os gatos dificilmente topam outro felino de primeira, porém, vão aceitando gradualmente essa nova amizade. "Cada caso é um caso e tudo varia de acordo com a personalidade, idade, temperamento e raça. No geral, não se deve aproximar os dois de uma vez só, pois além de ser perigoso, dificulta ainda mais o processo", esclarece a especialista.

Não podemos forçar um gato a gostar do outro. Não temos uma bola de cristal que seja capaz de prever se dois gatos serão amigos.

Laís Alarça afirma que os animais devem ficar separados nos primeiros dias, ou seja, cada um em um cômodo da casa. A primeira etapa é a mais fácil, pois o recomendado é que não haja nem contato visual. "Eles sentirão os respectivos cheiros e essa fase é extremamente importante", completa.

O olfato dos felinos é refinado e tem função relevante na aceitação de um novo parceiro. "Eles se conhecerão pelo cheiro e só depois devem ser aproximados", diz a veterinária.

Tempo e paciência são as chaves para ter sucesso na introdução de um novo gato em sua casa. Escolha um período calmo, sem festas, visitas ou grande movimentação de pessoas.

Troque cobertores ou caminhas entre eles para que se acostumem ainda mais com os cheiros. Para facilitar essa tapa, e isso é fundamental, coloque petiscos no ambiente para que associem o processo ao prazer.

O próximo passo é trocar os gatos de lugar, porém, sem que se vejam ainda. Coloque o filhote no ambiente do adulto e vice-versa. "Comece com meia hora e pode aumentar o tempo em dois ou três dias", orienta Laís.

A interação pode iniciar após essa etapa, mas com cautela. Promova brincadeiras por baixo da porta, por exemplo, é uma boa opção. "Uma cordinha pode auxiliar nesse processo e o ideal é que cada um a segure de um lado", completa a especialista.

Na hora de apresentar os novos "amigos", fique atento aos sinais de cada bichinho. "Alguns sinais são importantes para ter certeza de que é o momento certo para isso. Por exemplo, os cheiros já não parecem estranhos, os animais não fazem barulho ao perceber a presença um do outro, não aparentam receio ou medo ao caminhar pela casa são alguns indicativos de sucesso", explica.

- Tenha sempre uma caixinha de areia para cada gato, mais uma extra.
- Procure manter a rotina do gato residente a mais próxima possível do que era antes da chegada do novo gato.


Segundo a veterinária, a média de tempo para o processo todo não passa de uma semana, porém, em alguns casos, pode levar até um mês. "Como disse antes, cada gato é um e as relações não são estabelecidas tão facilmente entre essa espécie. É preciso muita paciência e amor para que a harmonia reine novamente".




Fontes: revistaencontro.com.br / catsgateiros.blogspot.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário