por gatoteca.com.br.
Imagem: Nikolay Lamm |
Série de imagens criadas por Nickolay Lamm que buscam comparar um olho humano (foto do alto) como o jeito que um gato enxerga (foto de baixo). Para o trabalho, ele contou com o apoio de médicos veterinários e oftalmologistas.
Quando o seu gato fica louco por causa de ponteiros laser, objetos brilhantes e tornozelos das pessoas, o que ele está exatamente a ver?
Os gatos podem ver muito melhor em luz fraca do que os humanos |
A visão de cor de gatos é menos vibrante do que os humanos, resultado de diferentes densidades de fotorreceptores em suas retinas. |
O gosto dos gatos em atacar pés e brinquedos de penas pode estar enraizado no seu instinto de caça, mas também tem muito a ver com a sua visão única.
Os cientistas sabem muito sobre o que os gatos vêem. Agora, um novo conjunto de imagens, do artista Nickolay Lamm, tenta captar as diferenças entre a visão dos gatos e a visão humana.
O borrão na borda das fotos representa a área da visão periférica em seres humanos (20 graus, topo) e gatos (30 graus, inferior). |
Considerando que os seres humanos são capazes de ver cores mais vibrantes durante o dia, os seus companheiros felinos ficam em vantagem quando se trata de visão periférica e visão noturna.
Os gatos têm um campo de visão mais amplo – cerca de 200 graus, em comparação com a visão de 180 graus dos seres humanos. De igual forma, os gatos também têm uma maior amplitude de visão periférica.
Os gatos são crepusculares, ou seja, são ativos ao amanhecer e ao entardecer. Isso pode ser porque eles precisam da sua tão boa visão noturna. Os seus olhos têm entre seis a oito vezes mais bastonetes, que são mais sensíveis a luz baixa, do que os seres humanos.
Além disso, a forma elíptica dos olhos dos gatos e as suas córneas maiores podem reflectir a luz de volta para a retina, ajudando a recolher mais luz. Os seus olhos também podem mudar os comprimentos de onda da luz que vêem, tornando as silhuetas de presas ou objetos mais proeminentes.
Os seus bastonetes extras também lhes permitem detectar o movimento no escuro muito melhor do que nós humanos. Mas os felinos não têm vantagem em todas as áreas. A retina humana tem cerca de 10 vezes mais cones, os receptores de luz que funcionam melhor sob luz intensa, do que os olhos dos gatos.
Os seres humanos também têm três tipos de cones, permitindo-lhes ver um amplo espectro de cores, com picos de sensibilidade ao vermelho, verde e azul. Embora os gatos possam ter três tipos de cones, o número e distribuição de cada tipo varia. Em testes comportamentais, os gatos não parecem ver a gama completa de cores que a maioria dos seres humanos consegue.
Alguns especialistas acreditam que a visão de cores é limitada a azul e cinza, enquanto outros acreditam que é semelhante à dos cães, mas com menos riqueza de tons e saturação das cores. De facto, os cães vêem o mundo em tons menores do que os seres humanos e não conseguem distinguir entre objetos amarelos, verdes e vermelho alaranjados.
Por outro lado, os peixes conseguem ver comprimentos de onda ultravioleta que os seres humanos não podem ver. Da mesma forma, os seres humanos conseguem ver com maior resolução, com uma maior gama de cores vibrantes, graças ao elevado número de cones nos seus olhos.
Os seres humanos podem ver objetos claramente a entre 30 e 60 metros de distância, mas os gatos precisam de estar pelo menos a 6 mt de distância para ver as mesmas coisas com a mesma qualidade.
Uma vez que os gatos não têm os músculos necessários para mudar a forma do cristalino dos seus olhos, eles não podem ver as coisas claramente tão perto como os seres humanos podem e precisam ficar mais longe.