segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Entenda o comportamento do seu gato




por assessoria do jornal bom dia(*)



Os amantes de pets que têm um felino como bicho de estimação já sabem que os mistérios que rondam a vida dos bichanos são muitos, e que é preciso tempo para conhecer bem o comportamento e a personalidade destes animais. Por isso, as curiosidades sobre gatos ainda são muitas, e saber melhor sobre as atitudes mais frequentes em relação a determinadas emoções que estes felinos têm é importante, para que seja possível entender o que o animal quer demonstrar como para oferecer uma vida com mais bem-estar a ele.

Pedido de carinho 

Quando um felino pede pelo carinho do dono é sinal de que ele deseja estreitar a relação, e se a cabeça for o local em que o animal quer receber o cafuné a situação pode ser considerada ainda mais afetuosa, já que é nesta região que os felinos da mesma espécie costumam se lamber para demonstrar amizade e confiança.

Ronronados 

Produzido por uma vibração típica das cordas vocais dos felinos, o som do ronronar quer dizer que o gato está tentando chamar a atenção. Ainda na fase de filhote já é possível presenciar os bichanos produzindo esse som enquanto mamam, sendo acompanhados no ronronar por suas mães.

Miados 
Assim como os ronronados, os miados dos gatos são uma forma de chamar a atenção das pessoas ou de outros felinos. Enquanto os bichanos raramente miam um para o outro em situações rotineiras, eles costumam ‘falar’ bastante com seus donos e outros seres humanos, usando o som como uma forma de pedir por algo.

Brincadeiras 

Incentivando o instinto caçador do animal, as brincadeiras também são uma forma prática e divertida para que os felinos socializem. Quando curvam as costas e levantam o rabo, no entanto, é sinal de que a hora de brincar acabou para o bichano.

Esconder emoções 
A dissimulação é uma característica bastante presente na vida dos bichanos. Justamente por ter um espírito bastante caçador, o gato prefere camuflar suas emoções para manipular seus concorrentes, tentando se encolher quando com medo para fugir sem que percebam ou tentando parecer maior para espantar o inimigo.

Levantar o rabo

O rabo levantado dos gatos é um ótimo sinal, já que pode ser considerado como um sinal de amizade, podendo ser direcionado tanto para outro felino como para os seres humanos de quem ele gosta. 

Incômodo ao tocarem nas patas 
Extremamente sensível, a almofadinha das patas felinas é uma ferramenta poderosa para o tato e a sensibilidade caçadora dos bichanos. Por isso, os gatos tendem a se sentir incomodados quando alguém tenta mexer nessa região, que reúne os receptores que indicam a presença de algo na sua pata e as suas garras cheias de nervos.

Se esfregar na perna do dono 

Outro sinal clássico da demonstração de amizade do gato, o ato de se esfregar nas pernas das pessoas demonstra afeição e confiança.

(*) Fonte - jornalbomdia.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário