por gatolegal
O Savannah é uma raça híbrida, fruto do cruzamento entre o gato doméstico e o Serval, um felino selvagem de origem africana. A cruza incomum despertou o interesse de muitos criadores no final da década de 1980 e início da de 1990, mas a raça foi reconhecida internacionalmente somente a partir do ano de 2001.
De aparência elegante, o Savannah parece um Serval em miniatura. Apresenta um corpo magro e longo, com pernas compridas e cabeça pequena em relação ao corpo, características típicas de seu ancestral africano. Essas particularidades atribuem a raça Savannah um visual exótico e selvagem.
No entanto, por se tratar de uma raça recente, ainda há uma grande variação entre as linhagens de Savannahs hoje existentes. Por isso, a aparência de cada Savannah pode variar muito, dependendo da proximidade genética com o ancestral selvagem e também das linhagens usadas no cruzamento.
Coloração: dourado, marrom ou prateado, com manchas.
Expectativa de vida: 15 a 20 anos.
Olhos: com uma linha escura que vai em direção ao focinho.
Nível de energia: grande.
Pelagem: curta.
Qualidades principais: dócil e inteligente.
Tamanho/Peso: chegam até a 15 kg.
O gato Savannah é atlético, rápido e muito ágil, um saltador nato. Alguns exemplares podem saltar até 2,5 metros de altura. Inteligente, pode aprender a abrir portas e armários, o que requer um cuidado especial por parte de seus donos.
O Savannah é um gato enérgico, extremamente curioso, determinado, sempre disposto e aberto a novas possibilidades de interação. Alguns Savannahs gostam até de brincar com água, pescando brinquedos ou mesmo se arriscando a entrar em banheiras.
Ativo e alerta, o gato Savannah adora brincar e é excelente parceiro para jogos de correr, esconder e até de buscar objetos.
Apesar da origem selvagem, os gatos da raça Savannah são dóceis, muito sociáveis e apegados à família. Essa sociabilidade certamente se deve ao fato de o próprio ancestral Serval ser passível de domesticação. Pela semelhança de comportamento, é frequentemente comparado a um cachorro. Gosta de seguir os proprietários pela casa e é especialmente capaz de aprender a andar de guia e coleira.
Considerando todas essas peculiaridades, o Savannah é uma ótima companhia para outros animais. Desde que supervisionado por um adulto no início, o gato Savannah costuma se dar bem com os cães, com outros gatos e também com as crianças, e com tanta energia e disposição é plenamente capaz de acompanhar o ritmo acelerado dos pequenos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário