domingo, 1 de abril de 2018

A Páscoa de cães e gatos e os alimentos a serem evitados




por Marina Rappa(*)




Os ovos de Páscoa, tradicionais da Páscoa, podem ser compartilhados com qualquer membro da família, menos um: o animal de estimação. Cuidados constantes dos donos de pets fizeram com que a expectativa de vida de cães e gatos, assim como a dos humanos, aumentasse. 





Para manter o zelo, nesta Páscoa a atenção especial vai para o chocolate. De acordo com a veterinária Patrícia Kashivagui, gerente da Fórmula Natural, o alimento pode afetar o sistema nervoso dos animais, levando cães e gatos a óbito. Mas eles não precisam ficar sem opção: como substituto desse “alimento proibido”, uma boa saída podem ser os chocolates específicos para cães, com algumas opções no mercado.

Além desse vilão para o organismo, existem outros alimentos que exigem cuidado dobrado e não podem ser inseridos na dieta dos pets. Com a ajuda da veterinária Kashivagui, o site de VEJA mostra que, além do chocolate, os doces também são perigosos para seu animal 

🐈Chocolate

Um dos principais vilões para animais de estimação, o chocolate pode levar cães e gatos a óbito, conforme explica a veterinária Patrícia Kashivagui. A responsável é uma substância chamada teobromina, encontrada no cacau, que afeta diretamente o sistema nervoso do animal. "Essa substância é muito tóxica para cães e gatos. Dependendo da quantidade dada a eles, do tamanho do pet e sua sensibilidade, eles podem não resistir e morrer por diversos fatores como, por exemplo, taquicardia", alerta a veterinária. A teobromina ainda pode provocar crises alérgicas, aumento da pressão arterial, arritmia, tremores e convulsões. Como substitutos nessa Páscoa, os chocolates para cães, vendidos em pet shops, são ideais. "Esses ovos de chocolate específicos para cães não possuem cacau, nem açúcar, sendo ideais para servir como um agrado ao animal", disse Kashivagui.

🐈Doces em geral

A presença do açúcar nos doces também os transforma em alimentos que se deve evitar na dieta de cães e gatos. Além de serem extremamente calóricos, eles podem causar obesidade, diabetes e a perda de dentes pela ocorrência de cáries e outros problemas dentários. 

"Para esse caso, o ideal é substituir o doce por petiscos especiais para animais. Eles contêm os ingredientes seguros para o consumo de cães e gatos. Mesmo assim, é importante frisar que a quantidade deve ser limitada de acordo com as instruções no ‘modo de uso’ do produto. Se esses petiscos forem administrados em quantidades excessivas também farão mal ao pet", afirma a veterinária Patrícia Kashivagui.

(*) Marina Rappa é colunista de Veja 
Matéria condensada originalmente publicada em 6/5/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário