por Natasha Romanzoti(*).
Os gatos são um símbolo quase universal de elegância e equilíbrio. Eles têm uma flexibilidade incrível e quase sempre caem de pé. Um sonho de todo ser humano, eu diria. Especialmente aqueles que são mais, digamos assim, desastrados. Mas se você é um adulto que nunca caiu, aguarde. Quando acontecer, provavelmente você vai entender do que estou falando.
A habilidade do gato de sempre pousar em seus pés é chamada de reflexo de endireitamento. Ao cair de 30 centímetros ou mais, a maioria dos bichanos é capaz de corrigir sua postura e repousar sobre as próprias patas. O segredo está em seu apurado sistema vestibular, um conjunto de órgãos do ouvido interno que cuida do equilíbrio.
Um estudo realizado em 1987 analisou 132 casos de gatos que caíram de janelas de arranha-céus em Nova York, e descobriu que suas lesões eram maiores até o 7º andar, e depois diminuíam drasticamente. Parece contraditório, mas a explicação é que, depois de uma certa distância, gatos alcançam suas velocidades terminais não fatais e são capazes de “deslizar” para reduzir a gravidade dos ferimentos.
Crédito: Kemal SelimovicCrédito: Akimasa HaradaCrédito: Seiji MamiyaCrédito: Petros MitropoulosCrédito: Brandon EdwardsCrédito: Seiji MamiyaCrédito: David Anton AsensloCrédito: usuário do Reddit Invisible Truck DriverCrédito: Yura KaproshCrédito: Yoshiyuki AbeCrédito: Seiji MamiyaCrédito: Ben TorodeCrédito: Dave EmersonCrédito: Akimasa Harada
(*)Natasha Ramanzoti é colunista de Hypescience
Fonte - hypescience.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário