por Nídia Silva(*).
Gostar de mais: o tattoo revela esse amor pelos gatos |
É verdade que por vezes pode dar um pouco de trabalho cuidar do seu gato, quem tem um gato certamente sabe que muitas vezes vai trabalhar com cheiro a gato ou com a roupa cheia de pêlo, mas nada supera a amizade com gato!
Os gatos têm fama de serem independentes e distantes, mas na verdade parecem realmente querer se relacionar com seus donos … á sua maneira!
Tal, como as pessoas, cada gato reage de maneira diferente para diferentes atividades e expressões. Aqui estão algumas grandes maneiras de fazer amizade com gato, com base na minha própria experiência que fui ganhando através das minhas três mascotes Iris, Luna e Zohey!
🐈Criar um ambiente seguro e feliz
Os especialistas confirmam: ao criar um ambiente, considere instintos naturais do seu gato para escalar as coisas, se erguerem em lugares altos, escolha um espaço seguro e feliz. Se o seu gato se sentir tranquilo e contente na sua casa, ele provavelmente vai se sentir seguro e feliz também consigo. Crie amizade com gato.
Tenha á disposição ratinhos de brincar, árvores de gato, sistemas de escalada, crie escadas com as prateleiras, bolinhas de brincar, tudo isto fará com que possa criar amizade com o seu gato. Cada um tem o seu estilo de brincar e tem preferência por brinquedos diferentes. Contudo, posso dizer que eles gostam de coisas muitos simples…por exemplo, todos os dias a minha gatinha Zohey tenta arrancar o cordão do meu sapato para poder brincar!
Já a Iris adora andar nas correrias e aguçar as unhas nos arranhadores que colocamos em locais específicos, por outro lado a Luna não resiste a um saco de compras ou até mesmo uma simples caixa de papelão!
Tudo se torna numa brincadeira, então para mim foi muito fácil fazer amizade com as minhas gatas!
🐈Não forçar
Qualquer proprietário do gato sabe que os gatos gostam de fazer coisas quando eles querem e não quando nós donos queremos! No momento em que haja qualquer tipo de exigência os gatos revertem o sistema. Deixe o seu gato vir até você para dar carinho ou aconchegar, deixe que seja ele a tomar a iniciativa, poderá levar algum tempo para que crie amizade com gato, mas o momento chegará!
🐈Brincar com frequência
O jogo é uma ótima maneira de melhorar um vínculo com seu gato. Muitas pessoas não percebem que o brincar é uma parte importante da felicidade de um gato e bem-estar. Ela ajuda a nutrir e satisfazer os seus instintos naturais para caçar e perseguir presas. Experimente diferentes tipos de brinquedos até que você veja o que seu gato gosta melhor. Alguns gatos adoram golpeando coisas pelo chão. Outros adoram brinquedos varinha. Alguns gostam de se envolverem em torno de brinquedos de pelúcia e darem pontapés com eles.
Fazer o tempo de jogo com seu gato deverá ser um hábito diário. Faça amizade com o seu gato brincando com ele pelo menos 15 minutos por dia! afinal de contas eles são a nossa companhia, podem-nos dar momentos tristes quando estão doentes, mas também nos trazem momentos de muita felicidade ao longo das suas vidas.
Aproveite enquanto o seu gatinho vive ao seu lado a passar muitos momentos de brincadeiras com ele.
🐈Carinhos e muito amor
A maioria dos gatos gosta de carícias regulares, arranhões…cada um á sua maneira. Quando acariciar o seu gato, preste muita atenção para os pontos que ele realmente gosta ou evita. A minha luna detesta que lhe mexam na barriga, para eles é uma zona muito sensível, a Iris adora que lhe acaricie o dorso, enquanto a Zoe adora que lhe acaricie o seu focinho! Acredito que existam mais gatinhos que se assemelhem a estes gostos!
Cuide do seu gato utilizando uma escova macia com o benefício adicional de ajudar a reduzir a queda de pêlo e obter uma pelagem mais brilhante e saudável.
🐈Dê-lhes alimento
Gatinhos, chegou a hora do lanche! Eles sabem quem os está alimentando, na maioria das vezes, sabem ser bons para essa pessoa! Sendo a fonte de alimento definitivamente ajuda a fortalecer a amizade com o seu gato.
Outra importante ferramenta de união relacionada com os alimentos são os petiscos, os gourmets! Se o seu gato associa-lo a dar material saboroso aleatório extra, ele provavelmente vai querer passar mais tempo consigo. No entanto, não exagere na comida para o seu gato para não criar futuros problemas como a obesidade, alimente sim mas não de forma exagerada.
Nídia Silva - criadora do blog universodegatos.com: "Os gatos fazem parte da minha vida, não me imagino a viver num universo sem eles..."
Fonte - universodegatos.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário