segunda-feira, 5 de março de 2018

Sucesso de Filme aumenta a adoção de gatos pretos.






por Felipe Ribeiro(*)





Além de estar sendo um sucesso nas bilheterias e se tornando uma referência da representatividade negra nos cinemas, Pantera Negra parece estar fazendo a diferença na adoção de gatos pretos nos Estados Unidos. De acordo com uma publicação no Tumblr , os animais muitas vezes rejeitados por serem associados ao mal agouro estão não só sendo levados para novos lares, mas também recebendo o nome dos personagens do filme da Marvel.




"Benefício Inesperado de Pantera Negra: meus abrigos de animais locais deixaram de ter entre 50/60 gatos pretos para terem NENHUM, porque todos foram adotados e nomeados como os personagens [do filme]. T'Challa [é o nome] mais popular, mas há também um número razoável de [gatos batizados] de Okoye e Shuri... e um confuso voluntário mais velho da Humane Society [organização norte-americana de proteção aos animais] se perguntando o motivo pelo qual alguém nomearia um doce gatinho de Killmonger", diz a publicação.




Já que não é tão fácil assim ter, literalmente, uma pantera negra em casa, muito menos convidar Chadwick Boseman ou Lupita Nyong'o para tomar um café, adotar um gatinho preto parece ser uma boa escolha. Importante lembrar que adotar um animal é uma responsabilidade que vai além da vontade de seguir uma tendência midiática da cultura pop.

Michael B. Jordan, Danai Gurira, Letitia Wright, Daniel Kaluuya e Winston Duke também intergram o elenco de Pantera Negra , que está em cartaz nos cinemas do Brasil.

Mas, o filme Pantera Negra à parte e mais a notícia positiva sobre a adoção de gatos pretos influenciada pelo filme, vamos a alguns fatos sobre esses felinos misteriosos e belíssimos.

Gato Preto é sorte para quem tem um

por Redação do PetMag(**).

Responda antes:
  • Ao sair de casa todos os dias, você pisa primeiro com o pé direito em busca de um dia de sorte?
  • Você usa meias do lado avesso esperando que isso lhe traga boas notícias?
  • Dá três pulinhos e pede ajuda para São Longuinho quando não consegue encontrar algum objeto perdido?


O brasileiro é doido por superstições, muitas vezes, pelas mais malucas. Em uma sexta-feira 13, então, surgem todos os tipos de crenças sem base para atormentar o imaginário das pessoas. Uma destas crendices é a de que gatos pretos trazem má sorte, um absurdo sem tamanho que, todos os anos, aterroriza bichanos, tutores de animais para adoção e donos de felinos, em razão do preconceito e da crueldade.

Pelos brilhantes, olhos desafiadoramente amarelos. Gatos pretos são lindos, não há como negar. Mas como surgiu esta história sem pé nem cabeça de que um animal tão lindo é capaz de trazer qualquer tipo de mau agouro para quem simplesmente cruza com ele na rua?

Na idade média, acreditava-se no mito de que os gatos eram bruxas que haviam tomado a forma de animais. Mas por que não a forma de um elefante, um pássaro, um grilo ou uma barata? Quem acredita nisso certamente tem a casa cheia de aranhas grilos e lagartixas, insetos que – segundo as superstições populares – trazem sorte, certo?

🐈Crueldade

Bobagens à parte, quem sofre com a irracionalidade do ser humano são os felinos. Abandonados, sacrificados e maltratados, os gatos pretos são sempre os primeiros a serem abandonados e os últimos a serem adotados. Basta ir às feirinhas de adoção para comprovar: gaiolas e mais gaiolas cheias de filhotinhos pretos, loucos para terem um lar como qualquer siamês, persa e angorá.

Nas sextas-feiras 13, o quadro se inverte. “Bem intencionados” de toda natureza aparecem em busca de um gatinho preto, mas não necessariamente interessados em lhes dar amor e carinho. Estes filhotes, muitas vezes, são vítimas de atos cruéis e rituais estapafúrdios.

O Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo já chegou até mesmo a proibir a adoção de gatos pretos nestas épocas, assim como no Halloween e na Semana Santa, tentando evitar que estes animais indefesos entrassem para as estatísticas dos crimes sem punição no Brasil.

🐈Boa sorte, sim!

Existe também a onda contrária, das crenças do bem. E são tantas que nem é preciso pensar muito para se lembrar de algumas, olha só:

▶Lendas dizem que gatos podem predizer o tempo: quando vai ventar, eles arranham os tapetes; quando vai chover, eles limpam as orelhas.
▶Pessoas acreditam que os gatos são capazes ver as nossas auras.
▶Ouviu um gato espirrando? Sinal de bom presságio.
▶Charles I, Rei da Inglaterra era dono um gato preto que, segundo ele, lhe trazia boa sorte. O rei tinha horror só de pensar em perder o felino e, por isso, o mantinha sob vigilância 24 horas. Um dia após a morte do bichano, Charles I foi preso.
▶Gatos eram levados em navios de pescaria, pois eles traziam boa sorte na viagem.

Independente do que se acredite, é sempre um privilégio ter um animal ou mesmo cruzar com um deles na rua. Viver ao lado de um gato, nem se fala. Eles são divertidos, fiéis, carinhosos e lindos, sejam com ou sem raça definida, brancos ou pretos.

Portanto, gatos pretos são sinal de sorte, sim! Principalmente, para quem tem o privilégio de conviver com um deles todos os dias! Adote, ame e cuide.


(*)Felipe Ribeiro é colunista do site Terra.com.br
(**) Fonte - http://www.petmag.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário