sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

25 curiosidades sobre os gatos.














1 – Os gatos não se julgam humanos, isso acontece com os cães. Os gatos pensam que os humanos são felinos.

2 – Infelizmente não é possível ensinar um gato a atravessar a rua.

3 – Se um gato vir algo a voar vai querer, de certeza, apanhar. É aconselhável ter redes nas janelas de casa.

4 – Os gatos formam laços de amizade e amor entre si, com os humanos formam laços fortes de amizade.

5 – Os gatos têm sangue do tipo A e B como os humanos.

6 – O gato possuí na ponta do nariz uma impressão digital semelhante às dos humanos nos dedos. Esta impressão digital é única em cada gato.

7 – Os gatos são animais bastante inteligentes. Como caçadores solitários que são, calculam, resolvem problemas e inventam formas de caçar para sobreviver.




8 – Os gatos aprendem mais do que agem por instinto. Vão aprendendo por observação ou ensinados pela mãe a caçar e a usar a caixa de areia.

9 – O xixi do gato brilha no escuro se lhe apontar uma luz ultravioleta.

10 – A “erva de gato” ou catnip contém um óleo que deixa os pequenos felinos em transe. É possivel ver um gato a morder e a lamber as folhas enquanto dá pulos no ar e se rebola no chão.

11 – Os pequenos felinos têm um órgão olfativo no céu da boca. Os gatos podem saborear os aromas com este órgão, por isso muitas vezes farejam e ficam algum tempo de boca aberta.

12 – Os gatos são dos poucos animais que mostram o que sentem com as suas expressões faciais.

13 – Os gatos transpiram pelas almofadinhas das solas das patas.

14 – Os gatos têm excelente memória.

15 – Os gatos utilizam o seu relógio biológico, a luz do Sol e o campo magnético da Terra para se orientarem. É fácil para um gato achar o caminho de volta a uma distância enorme graças a essas aptidões. Infelizmente não conseguem encontrar pessoas quando estão longe, eles não utilizam o faro.


16 - Pedido de carinho 
Quando um felino pede pelo carinho do dono é sinal de que ele deseja estreitar a relação, e se a cabeça for o local em que o animal quer receber o cafuné a situação pode ser considerada ainda mais afetuosa, já que é nesta região que os felinos da mesma espécie costumam se lamber para demonstrar amizade e confiança.



17 - Ronronados 

Produzido por uma vibração típica das cordas vocais dos felinos, o som do ronronar quer dizer que o gato está tentando chamar a atenção por algum motivo, seja por fome, para pedir carinhos ou para que se afaste de algo que considera perigoso. Ainda na fase de filhote já é possível presenciar os bichanos produzindo esse som enquanto mamam, sendo acompanhados no ronronar por suas mães.



18 - Miados 

Assim como os ronronados, os miados dos gatos são uma forma de chamar a atenção das pessoas ou de outros felinos. Enquanto os bichanos raramente miam um para o outro em situações rotineiras (guardando a voz para os momentos de briga ou acasalamento), eles costumam ‘falar’ bastante com seus donos e outros seres humanos, usando o som como uma forma de pedir por algo, (como comida ou colo).

19 - Brincadeiras 
Incentivando o instinto caçador do animal, as brincadeiras também são uma forma prática e divertida para que os felinos socializem entre si e com os seres humanos, demonstrando um sentimento de amizade. Quando curvam as costas e levantam o rabo, no entanto, é sinal de que a hora de brincar acabou para o bichano, e ele se retira do ambiente.


20 - Esconder emoções 
A dissimulação é uma característica bastante presente na vida dos bichanos, que não precisam (e não costumam) demonstrar muitas emoções para se comunicar. Justamente por ter um espírito bastante caçador, o gato prefere camuflar suas emoções para enganar e manipular os seus concorrentes, tentando se encolher quando com medo para fugir sem que percebam ou tentando parecer maior (levantando as costas e os pelos) para espantar o inimigo.


21 - Levantar o rabo na vertical 

O rabo levantado dos gatos é um ótimo sinal, já que pode ser considerado como um sinal de amizade, podendo ser direcionado tanto para outro felino como para os seres humanos de quem ele gosta.




22 - Incômodo ao tocarem nas patas 

Extremamente sensível, a almofadinha das patas felinas é uma ferramenta poderosa para o tato e a sensibilidade caçadora dos bichanos. Por isso, os gatos tendem a se sentir absolutamente incomodados quando alguém tenta mexer nessa região, que reúne os receptores que indicam a presença de algo na sua pata e as suas garras cheias de nervos.


23 - Se esfregar na perna do dono 
Outro sinal clássico da demonstração de amizade do gato, o ato de se esfregar nas pernas das pessoas demonstra afeição e confiança, sendo que, geralmente, o felino levanta o rabo (como explicado anteriormente) antes de começar a roçar nas pernas do humano de quem gosta.


24 - Levar animais mortos para casa 
Ao contrário do que muitos imaginam, quando o felino traz um animal morto para casa ele não quer alimentar as pessoas do lar ou algo do tipo, sendo esta atitude uma das poucas que ainda remete bastante à vida caçadora que costumava ser natural para os bichanos. Na realidade, o gato leva o animal morto para casa porque, segundo seus instintos, ele pretende comê-lo. Entretanto, os felinos domésticos preferem outro tipo de alimentação com a qual já estão mais acostumados, e acabam abandonando a presa.


25 - Não se dar bem com outros felinos 
Com exceção dos bichanos na sua própria família, a quem conhece desde a época de filhote, os gatos adultos tendem a não gostar de outros felinos, e isso pode provocar brigas intermináveis em casas com mais de um bichano. Separar áreas específicas para cada um dos animais pode ser uma boa forma de evitar as brigas constantes, já que o estresse e o nível de medo que um felino mais jovem pode sentir de gatos mais experientes pode até levá-lo ao óbito.

Fonte: cachorrogato.com.br/pequenosfelinos.com


Um comentário:

  1. Diana o sol que entrou em nossa casa!! Foi rejeitada pelo dono, sua mamãe e seus outros irmãos foram abandonados no terreno da USP! Mas uma grande alma a resgatou e nos presenteou para nossa alegria! PARA NOSSA ALEGRIA! PARA NOSSA ALEGRIA! Parabéns pelos seus 15 anos!

    ResponderExcluir