A Ilha Aoshima chegou a ter 655 moradores em 1960. Muitas delas foram pra lá durante a Segunda Guerra Mundial para se refugiarem, mas por escassez de trabalho, muitos acabaram deixando a ilha. A população de gatos começou a crescer por volta do ano 2000 e hoje já passam de uma centena.
A razão para o crescimento provavelmente é a falta de predadores naturais e também por ser uma ilha extremamente tranquila. Não tem pousadas, máquinas automáticas, nem muitos veículos, ou seja não há praticamente nada que possa vir a ferir ou matar os gatos, cuja população cresce a cada dia.
Por este motivos, os gatos vivem tranquilamente entre as muitas casas abandonadas na pequena ilha, onde vivem apenas 4 pescadores e uma dezena de aposentados. Mas por causa dos moradores felinos, a ilha tem se tornado um destino popular por aqueles que são apaixonados por gatos, como a fotógrafa Miyoko Ihara.
Misao e Fukumaru – Uma Bela História de Amizade
Há mais de 14 anos, a fotógrafa Miyoko Ihara vem registrando com sua câmera fotográfica, momentos de pura e verdadeira amizade entre sua querida vó Misao Ihara, de 90 anos e seu inseparável gato branco Fukumaru, que chama a atenção de todos por ter olhos ímpares ou bicolor, ou seja olhos de cores diferentes.
Misao encontrou o gato abandonado em um galpão e desde então resolveu adotá-lo como seu “companheiro de estimação”. Gatos com olhos bicolor tem uma maior predisposição genética para apresentar surdez logo após nascer ou durante o processo de envelhecimento e infelizmente Fukumaru não escapou desse destino.
As fotografias retratam os dois amigos em situações simples e cotidianas, normalmente ao ar livre, em meio à natureza e paisagem rústica. Eram tantas fotos, que sua neta Miyoko Ihara, resolveu reunir todas em um Photobook em 2011, intitulado: “Miyoko Ihara: Misao the Big Mama and Fukumaru the Cat” (Miyoko Ihara: Misao a Grande Mãe e Fukumaru o Gato).
O livro de fotografias fez um estrondoso sucesso no Japão. Apesar de estar perto dos 90 anos, Misao Ihara ainda é bastante ativa, indo ao campo todos os dias para executar pequenas tarefas diárias, junto com seu amigo Fukumaru.
“Quando vejo a maneira como a minha avó leva a sua vida, sinto que ela tem uma força e energia que a minha geração não tem. Ela se levanta com o sol, e vai para a cama quando ele se põe. Ela tem uma verdadeira adoração pelo seu gato e pela vida no campo, como se eles fossem seus próprios filhos“, disse Miyoko Ihara.
Dá uma sensação muito boa ver o companheirismo e a amizade de Misao e Fukumaru. A tranquilidade de como levam a vida e o prazer que sentem em fazer pequenas tarefas do dia a dia, realmente é um belo exemplo da filosofia Wabi Sabi. Outra coisa marcante também é o olhar de cumplicidade que ambos tem um com outro.
O Livro de Fotografias está à venda no site do Amazon ou no site do Little More. Se você quer ver mais fotos da dupla, confira este álbum do Facebook e também a página oficial no Facebook: Misao the Big Mama and Fukumaru the Cat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário