Por Andreia Cunha(*).
São arquitetos e designers habituados a desenhar casas para humanos, mas, desta vez, o desafio que lhes foi lançado era bastante diferente.
A ideia passava por projetar e construir habitações funcionais e modernas ao ar livre para os gatos que vivem nas ruas de Los Angeles, na Califórnia. A iniciativa foi criada pela FixNation, uma organização sem fins lucrativos que resgata e esteriliza colônias de gatos de rua, e chama-se Architects for Animals.
Uma esfera com cordas entrelaçadas, um abrigo em forma de peixe com casas de pássaro e tubos de madeira falsa revestidos foram algumas das propostas apresentadas a leilão no evento anual da associação que se realizou em Outubro. “Os abrigos de gato deste ano foram extraordinariamente criativos e os designers dispensaram muito tempo a pensar na forma como os gatos iriam realmente interagir com os abrigos”, sublinhou Karn Mayers, co-fundadora e diretora da FixNation. “São verdadeiras obras de arte com uma aplicação prática”, continua.
Todos os abrigos têm dimensões adequadas ao tamanho dos felinos e foram construídos com materiais que permitem aquecer e reter mais facilmente o calor dentro dos espaços, principalmente durante as noites de Inverno.
A principal preocupação dos participantes foi acolher e proteger os gatos de superfícies frias. Los Angeles é conhecida por ser o lar de uma das maiores populações de felinos desabrigados do país – estima-se que entre um a três milhões de gatos habitam nas ruas da cidade.
Os fundos angariados com as vendas dos abrigos revertem para a associação de resgate que todos os dias esteriliza cerca de 100 gatos perdidos, abandonados ou selvagens, lê-se no site da organização.
(*) Andreia Cunha é articulista de http://pet.publico.pt
Fonte: http://pet.publico.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário