quinta-feira, 22 de setembro de 2016



Adote um gatinho.








NUNCA COMPRE: ADOTE

A condição primeira é que o adotante saiba que estará levando para casa um SER VIVO, uma VIDA, que tem necessidades assim como nós.

Levar essa VIDA para casa implica em custos com alimentação, higiene, vacinações, castração e outros itens para o bem estar desse novo habitante do seu lar.

Não adote UMA VIDA por impulso, para agradar alguém como o seu filho ignorando as consequências de tal decisão. Se você não estiver disposto a ser o co-adotante esqueça! Existem momentos em nossa vida que por impulso compramos algo para satisfazer nossas vontades e isso nos dá uma satisfação enorme e ... momentânea. Se for um sapato que depois nem gostamos mais, nós o largamos no fundo da sapateira ou doamos, mas com uma VIDA a coisa é bem diferente. Por mais que não entendam os animais domésticos criam vínculos com seus adotantes e isso é sentimento e, claro, ninguém gosta que brinquem com nossos sentimentos.
Se viajamos constantemente nos afastando do lar, do nosso porto seguro, é preciso pensar que aquela VIDA que adotamos não pode ficar sozinha. É importante que exista uma segunda opção para tomar "conta" do nosso bichano, caso precisemos nos afastar de casa e da convivência do nosso adotado.
Se não houver alguém que possa assumir essa "paternidade ou maternidade", melhor será não adotar um bichano. 

Um gato vivendo nas ruas vive em média cerca de 4 ou 5 anos, isso porque as condições são adversas e some-se a isso a maldade dos seres "nem tão humanos assim" que quase sempre são os causadores da morte desses seres, bem como dos cães; já vivendo em casa o bichano pode viver entre quinze a vinte anos, existindo casos em que essa idade já foi e está sendo superada. Pense, portanto a longo prazo e veja se terá condições para acolher - e amar - esse ser vivo durante esse tempo. Dificilmente um gato adulto é adotado e os abrigos destinados a eles está abarrotado!. 

Os filhotes são sempre uma graça, fofos e... muito bagunceiros; portanto tenha em mente que eles verão a sua casa como um imenso parque de diversões e nessa hora é preciso tomar todos os cuidados e não se irritar com as travessuras. Proteja os aparelhos elétricos da vontade deles de mastigar tudo e portanto causar graves ocorrências para eles. Tudo é novidade para o gatinho e isso deve ser levado em consideração.




Os gatinhos nascem vulneráveis, são cegos, surdos e incapazes de andar. Mamam oito horas por dia, nas horas restantes dormem.

Os felinos têm hábitos noturnos, possuindo grande acuidade visual com pouca luminosidade. Podem enxergar com seis vezes menos luminosidade que os humanos.

Quando foram domesticados e passaram a ficar dentro das casas deixaram de exercitar com freqüência suas habilidades. Por isso é importante ter em casa brinquedos e acessórios que permitam esses exercícios. Procure ter um ambiente interno estimulante e interessante.

Fazem de 15 a 16 refeições por dia, comem aproximadamente 8 gramas por vez.

Bebem água moderadamente. É importante estimular o felino a beber água para que, no futuro, não tenha problemas urinários. Por isso distribua vasilhas de água pela casa. Alguns gatos, curiosamente, gostam até de beber diretamente da torneira.

Quanto à limpeza, o gatinho já consegue realizá-la até mesmo após o 15º dia de vida.

Utiliza-se da língua e das patas dianteiras para tanto.

O local de repouso ele escolherá de acordo com a temperatura (sentida por ele de forma diferente da nossa). Em geral os gatos ficam em locais muito quentes, como motores de carro, por exemplo.

Os gatos andam nas pontas dos dedos.

Por serem muito sensíveis à luz, os olhos dos gatos possuem pupilas verticais. Quando totalmente abertas, ocupam uma área proporcionalmente maior que a pupila do homem.

Todos os integrantes de sua casa devem estar de acordo com a adoção desse novo familiar. É isso mesmo, o adotado, deve ser considerado doravante um integrante da família

Somente após resolvidos  esses problemas (acomodação e aceitação) você pode sair à procura do bichano para adotar.  No site Estimação. encontramos 10 vantagens para quem adota um bichano, confira:




1 – Gatos fazem suas necessidades apenas na caixinha de areia

Com gatos em casa o seu trabalho se resume apenas em pegar a sujeira na caixa de areia com uma pá e jogar no lixo. Você não precisa treinar seu gato para isso, eles já aprendem naturalmente a usar a caixinha de areia.

2 – Gatos brincam com você ou sozinhos

Muitas vezes você não tem muito tempo para brincar com seu animal de estimação e fica preocupado com a possibilidade do seu animal estar com uma vida entediante. Outra grande vantagem dos gatos está neste quesito, eles costuma se divertir bastante até quando estão sozinhos. Suas principais brincadeiras são lutinha, caçar, correr, escalar e esconder.

3 – Os gatos são animais pequenos e não precisam de banhos semanais.

No momento em que você decide ter um gato, você tem que se preocupar com ração, medicamentos, limpeza, assim como acontece com qualquer outro animal, a vantagem é que os gastos são bem menores. Pelo gato ser um animal super auto higiênico, você precisará dar banho nele apenas uma vez ao mês, isso se sentir necessidade.

4 – Os gatos são mais comportados

Muitos donos de cachorro sofrem com seus animais bagunceiros, não existe nada pior que você chegar cansado em casa e perceber tudo fora do lugar. Parece que um furacão passou na casa, mas na verdade foi apenas reflexo das atitudes do seu animal de estimação. Quanto você tem um gato, 99% deles não vão te dar trabalho quanto a isso, eles geralmente vão ficar dormindo o tempo que você estiver fora.




5 – Gatos fazem menos barulho

Os gatos raramente ficam miando demais, a única exceção fica pro período do cio ou quando estão em apuros, se você perceber que seu gato está miando sem parar, certamente algo está acontecendo e você deve ficar olhar o que é.




6 – Você não precisa levar para passear

Muitas pessoas não têm tempo para levar seu animal para passear e no caso dos cães isso é importantíssimo para sua saúde. Os gatos não precisam deste tipo de atividade, eles são super elétricos e estão sempre em atividade.

7 – Menos preocupação com a alimentação

O gato não come por gula, ele tem sua necessidade e vai comer apenas quanto estiver com fome, você pode encher a vasilha de comida que ele vai continuar se alimentando como no dia anterior.

Desta forma, se você precisar viajar ou passar um período maior longe de casa, basta que você abasteça o pote de comida dele com a quantidade referente ao prazo que vai se ausentar.

8 – Menos trabalho entre os animais

O gato é considerado o único animal que te dá menos trabalho do que qualquer outra espécie, Isso foi confirmado através dos benefícios anteriores. A relação de convivência com um gato é algo muito mais simples do que com um cachorro por exemplo.

9 – O gato te faz sentir especial

Os gatos são muito fiéis, pode ver que eles raramente brincam ou dão atenção para alguém de fora, os gatos só desejam atenção de dono. Este tipo de fidelidade é algo que certamente lhe fará sentir ainda mais carinho e afeto pelo seu animal. Quando o gato perceber que o dono está triste, ele fica te rodeando, senta ao seu lado e faz companhia.

10 – Diversão sempre

Com gatos em casa você não vai conseguir passar um dia sem sorrir, só de você parar para ver ele brincando você já vai esquecer metade dos problemas, pois eles são muito engraçados. Qualquer coisa que você jogue no chão vai virar brinquedo, imagine aquele momento de raiva em que você amassa uma folha de papel e a atira longe, na mesma hora que ela cair no chão o gato já vai correr pra brincar e será inevitável a gargalhada.




Por tantos motivos que trarão a você um bem estar, é hora de procurar um bichano para "chamar de seu". Procure instituições que se dedicam à nobre arte do acolhimento para adoção, abaixo sugerimos algumas, mas uma pesquisa no Google ou no Facebook pode ajudar nessa procura:
- Adote Um Gatinho

- SOS Gatinhos
- Toca dos Gatinhos


Fonte: BayerPet








Nenhum comentário:

Postar um comentário