20 Plantas que os gatos adoram.
por Arca de Noé /por LowCost Veterinários
Com animais em casa é preciso ter cuidado com as plantas. Existe uma lista considerável de plantas tóxicas para gatos que devemos erradicar de casa. Mas a lista é longa e exaustiva e por vezes ficamos perdidos sem saber afinal o que podemos ter em casa que nos agrade a nós e ao gato.
Deixamos algumas sugestões de plantas muito apreciadas por gatos, desde plantas de exterior, a ervas aromáticas ou simplesmente flores para embelezar. São contudo plantas que o gato provavelmente vai mordiscar, sobretudo aquelas que referimos que são particularmente afrodisíacas para o animal, por isso não espere manter um jardim intocado por gatos com este tipo de vegetação.
Damos ainda algumas sugestões de plantas não-tóxicas, mas mais resistentes a avanços felinos.
Camomila-vulgar ou camomila-alemã (Matricaria recutita)
Para quem gosta de chá, esta opção é 2-em-1. Beneficia o gato e o dono. Mas é preciso algum cuidado ao trazer camomila para dentro de casa. A camomila-romana ou camomila-de-Paris (Chamaemelum nobile) é perigosa para os gatos. Por isso esteja atento às diferenças e ao comprar peça expressamente: Matricaria recutita.
Alcaçuz ou regaliz (Glycyrrhiza glabra)
Para além de ter um paladar apelativo para o gato, a raiz esta planta tem propriedades anti-inflamatórias, sendo ideal para gatos com artrite. Acalma as membranas mucosas e é por isso útil tantos nos gatos como nos humanos para atenuar os sintomas de uma gripe ou outro problema respiratório.
Gerbera
Bastante comum em Portugal, é uma flor disponível em várias cores: branco, amarelo, laranja, vermelho e rosa.
Amor-perfeito
Girassol
Orquídea (Phalaenopsis sp.)
São flores muito comuns à venda. Para além de serem seguras para gatos, são na verdade das orquídeas mais resistentes e por isso recomendadas para os menos experientes.
Amor-perfeito
É uma flor comestível e tem um sabor interessante tanto para gatos como humanos. O aroma é também uma das razões porque é popular como ornamento dentro de casa ou no jardim.
Girassol
Uma planta comum com uma cor e porte que enchem a casa. Não são tóxicas para gatos e ainda pode aproveitar as sementes na cozinha.
Boca-de-leão
É uma planta que é encontrada na zona do Mediterrâneo, incluindo no nosso país. Ganhou este nome devido ao formato da flor que lembra a boca de um leão.
Rosa
As rosas são uma opção para quem quer manter flores relativamente intocadas pelos gatos. As rosas são seguras se forem ingeridas, mas os espinhos protegem-nas de serem completamente devoradas pelos gatos.
Zinnia
Uma flor menos comum, para quem quer algo diferente dentro de casa, mas na mesma seguro para os gatos.
Petúnia
Para um toque mais exótico à sua decoração, opte por petúnias. Não são tóxicas para gatos e libertam um aroma muito agradável para os humanos.
Hortelã
Os gatos sentem-se atraídos pelo cheiro da hortelã. Se plantada no exterior tem a vantagem de repelir os ratos. Assim, diminuiu as hipóteses de o seu gato trazer-lhe um rato morto de “presente”. Dentro de casa pode sempre aproveitar para utilizar na cozinha.
Coentros
É uma erva muito utilizada na cozinha portuguesa. Em tempo de crise é uma forma de poupar dinheiro, mas também de aumentar o sabor dos cazinhados. E claro, os gatos também não se importam.
Salsa
A salsa é uma boa fonte de vitaminas A, B e C, betacaroteno, potássio e outros minerais. Perfeitamente segura para ter dentro ou fora de casa, não há qualquer perigo de intoxicação para gatos.
Alecrim
Para além do cheiro agradável, o alecrim também funciona como repelente. Mas devido às pontas pontiagudas das folhas, os gatos tendem a manter-se à distância. É uma boa opção para quem quer ter plantas resistentes a gatos.
Panasco (Dactylis glomerata)
Ideal para o jardim, os gatos adoram esta planta. Se tiver mais animais em casa, tais como cães, coelhos ou porquinhos-da-índia, esta planta também pode ser ingerida por eles. Ajuda inclusivamente ao bom funcionamento do aparelho digestivo.
Erva-príncipe (Cymbopagon)
Os gatos gostam do cheiro da erva-principe, também conhecida como citronela. Repele naturalmente os mosquitos por isso é uma óptima opção para o exterior.
Arrhenatherum
Há diferentes espécies de ervas que fazem parte deste género, nomeadamente: Balanquinho; Balão; Noselha, Aveia-de-rosário, Erva-de-conta, Grama-de-caroço.
Quando os gatos têm fome de clorofila, geralmente mordiscam estas plantas. Como as folhas têm extremidades lisas e não têm folhagem áspera, os gatos não costumam vomitar após a ingerir.
Teucrium marum
Arbustro mediterrânio pelo qual os gatos se sentem particularmente atraídos.
Valeriana (Valeriana officinalis)
Tem um efeito ligeiramente estimulante, mas é segura se for consumida pelos gatos.
Erva-dos-gatos (Nepeta cataria)
Uma sugestão óbvia para gatos. Esta planta tem um efeito afrodisíaco em gatos, induzindo euforia ou relaxamento conforme os animais, embora haja alguns gatos que lhe são indiferentes. Recomenda-se para casa, pois plantada no exterior pode atrair os gatos da vizinhança.
Originalmente publicado na Arca de Noé: Fonte
Algumas imagens poderão conter direitos de autor, indicados na fonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário